quarta-feira, 17 de junho de 2009

Clínicas de Reabilitação

A proposta das clínicas de reabilitação é recuperar pessoas dependentes de álcool e drogas. Defendendo sempre a liberdade que temos de escolher e construir nossos destinos, as instituições buscam libertar os dependentes químicos.

Conheça algumas clínicas de recuperação em Sergipe:

* CLÍNICA CAPSAD- Centro de Atenção psicossocial de álcool e drogas.
Endereço: rua Firmino Fontes s/n
Bairro: Atalaia Velha
Tel: (79)3179-4920 / 3179-4921
Tipo:Pública

* Casa de Saúde Santa MariaEndereço: rua Espírito Santo, 811
Bairro: Siqueira Campos
Tel: (79)3241-3535 / 99828501
E-MAIL: stamaria@infonet.com.br
Tipo: Particular

* Clinica de Repouso São Marcello
Endereço: Av. Juscelino Kubistcheck, 596
Bairro: Palestina
Tel: (79)3236-3738
Tipo: Particular

* Conem- Concelho Estadual de Entorpecentes
Endereço: Av Beira Mar, 180, Praia 13 de Julho
Tel: (79)3222-0810 / 3179-7501 Fax:(79)3218-4461
E-mail: regina.grilo@sejuc.se.gov.br
Tipo: Conselho Estadual

* Clinica-Desafio Jovem
Endereço: rua Geraldo de Menezes Carvalho, s/n
Bairro: Indio Palantim
Tel: (79)3241-8920 Fax: (79)3221-5373
E-MAIL: jorge_segundo@oi.com.br
Tipo: ONG


Texto: Edenise Santos

Menores Envolvidos


Aqui na comunidade em que vivo, não é difícil encontrar um dependente das drogas. Posso afirmar que a grande maioria são menores de idade. Amigos meus que jamais pensei que fossem ingressar por este caminho hoje tornaram-se escravos de seus vícios e fazem qualquer coisa para saciá-los. É difícil assistir a essas cenas sem fazer nada, as drogas causam transtornos imensos não só para os usuários, mas para todos os familiares que às vezes não aguentam tanto sofrimento e os abandonam, o que é pior, porque sem apoio e sem incentivo eles se aprofundam cada vez mais nesse caminho de dor e angústia.Aqui na comunidade em que vivo, não é difícil encontrar um dependente das drogas. Posso afirmar que a grande maioria são menores de idade. Amigos meus que jamais pensei que fossem ingressar por este caminho hoje tornaram-se escravos de seus vícios e fazem qualquer coisa para saciá-los. É difícil assistir a essas cenas sem fazer nada, as drogas causam transtornos imensos não só para os usuários, mas para todos os familiares que às vezes não aguentam tanto sofrimento e os abandonam, o que é pior, porque sem apoio e sem incentivo eles se aprofundam cada vez mais nesse caminho de dor e angústia.
texto: Lucielma Tavares
Foto extraida do site: http://1000tentativas.files.wordpress.com

O que faz uma pessoa usar drogas?


Podemos ainda tentar arriscar uma lista de motivos que, de acordo com alguns especialistas, podem fazer uma pessoa usar drogas. São eles:
- Curiosidade;
- Para esquecer os problemas, frustrações ou insatisfações;
- Para fugir do tédio;
- Para escapar da timidez e da insegurança;
- Por acreditar que certas drogas aumentam a criatividade, a sensibilidade e a potência sexual;
- Em busca de prazer;
- Enfrentar a morte, correr riscos;
- Necessidades de experimentar emoções novas e diferentes.


O que pode ajudar a mudar o problema das drogas?

Cabe à sociedade abranger um olhar espécifico para os jovens. Organizando
alguns projetos a favor das drogas centrar-se na saúde fisica. E também deve
haver auto-realizações de atividades educacionais, culturais e esportivas.
Podemos também mudar o problema das drogas não é tarefa fácil e nem pode se fazer de forma isolada.

texto: Edenise Santos

Foto de divulgação do filme Bicho de Sete Cabeças

Drogas Lícitas e Ilícitas


Existem drogas consideradas lícitas e ilícitas. Em geral elas são relacionadas com ilegalidade e, por isso, muitas vezes o álcool e o cigarro são tratados como se não pertencessem à categoria das drogas.
Na visão da sociedade, as drogas ilícitas matam mais, porém as lícitas são responsáveis por um grande índice de mortalidade.

A curiosidade de experimentar drogas lícitas como o álcool e o cigarro é muito comum em nossa comunidade, cada vez mais vemos jovens em bares consumindo-as. É importante lembrar que elas estão presentes em todos os níveis sociais, por isso há uma dificuldade em acabar com seu consumo excessivo.
texto: Irenilson Santos

Drogas


Todos sabem que as drogas trazem consequências desagradáveis, mas nem sempre são vistas dessa forma. Elas acompanharam a sociedade do consumo e passaram a ter um certo domínio criando dependência em quem as usam. É importante lembrar que algumas pessoas não sabem o risco que correm ao usá-las, por exemplo os jovens que usam anabolizantes estão em busca de um corpo "sarado" mas na verdade estão causando sérios prejuízos à saúde que pode levá-los a morte.
O uso e o abuso de drogas legais e ilegais estão destruindo nossa sociedade, por isso estamos buscando informações para informar outros jovens que necessitem saber mais.


texto: Lucielma Tavares

Crack


O crack chegou como uma peste contagiando e destruindo a todos os que o tocam, deixando seus usuários obcecados e presos a ele. Suas consequências são devastadoras e mortalmente arriscadas. Ao contrário de outras drogas, o crack deixa o usuário fora de controle, quanto mais você usa mais você quer usar. Dessa forma, o usuário não vai poder arcar com o vício e logo vai passar a fazer de tudo para mantê-lo.

O mais difícil numa situação como essa é o dependente admitir que precisa de ajuda. Porque eles acham que dominam o vício, quando na verdade eles que são dominados.

Para falar a verdade eu não entendo como uma pessoa pode ficar dependente de uma coisa que lhe faz tão mal e que pode fazê-lo ter sensações tão desagradáveis como achar que o coração vai parar ou que não está respirando.

O crack cada vez mais está causando prejuízos e provavelmente continuará a causar, o que não podemos deixar que aconteça, por isso estamos levando informações conscientes para que outros jovens não venham a se tornar possíveis usuários.
texto: Lucielma Tavares

O QUE SÃO DROGAS?


São definidas como quaisquer substâncias ou produtos capazes de exercer um efeito sob o organismo ou alterar suas funções.

COMO SÃO CLASSIFICADAS

Drogas Depressoras - São aquelas que mudam a atividade cerebral, fazendo com que o cérebro funcione mais lento. Ao contrário do nome, elas não provocam depressão, mas na verdade causam uma sensação de leveza, podendo provocar sono. Ex: calmantes ou sedativos, codeína, tranqüilizantes ou ansiolíticos, opiáceos ou narcóticos, inalante ou solventes, soníferos, álcool e o ghb.
Drogas Estimulantes - São aquelas que aceleram o funcionamento do sistema nervoso central fazendo o usuário se sentir "mais ligado", dando uma sensação de poder e energia: cafeína (chá, café, refrigerante-coca), nicotina, anfetamina, anorexígenos, cocaína e crack.
Drogas pertubadoras - São aquelas que alucinam, afetando o modo de funcionamento do sistema nervoso, alterando a percepção do usuário, sua visão, sua audição, não interfere na velocidade do sistema nervoso: Ecstasy, Maconha, Lsd 25, Psilocibina e Mescalina.
* pslocibina (encontrada em alguns cogumelos).
* mescalina (encontrada em um tipo de cacto mexicano).

A minha adolescência perdida


Mil novecentos e noventa e quatro. Quando eu cheguei aqui parecia que a minha vida ia ser diferente, porém foi se complicando aos poucos... Fui me deixando levar por um ciclo vicioso que mudou a minha personalidade e tirou-me a adolescência de uma forma marcante. Mas eu não me importava com que estava por vir, eu só pensava em curtir o barato toda hora, todo momento só pensava naquilo. Estava obcecado pela maconha, só queria usá-la. Ficava relaxado um bom tempo curtindo a erva na mente de forma tranqüila com os parceiros aonde me sentia à vontade. Fumava tanto que ficava com a mente cansada, até dava dor de cabeça, tentava não usar mais naquele momento... Mas meus colegas me ofereciam e eu não resistia, o cheiro da bicha era muito forte me deixava com vontade. Eu era um garotão sem informação e só pensava em droga. Vivia com ela em grande quantidade, cheguei ao ponto de vender minhas coisas pra consumir a bicha que estava afetando meus neurônios de uma forma caótica. Assim fui vivendo a minha vida, sem sentido para a minha família. Depois de muito tempo minha mãe descobriu que o filho dela era um viciado em drogas leves e pesadas que só pensava em se drogar todos dias.
Mas prometi que ia parar de usar, mas ninguém acreditava em mim. Decidi por mim mesmo que ia deixar, por minha própria vontade hoje estou recuperado, graças a Deus. Só tenho a dizer pros jovens de hoje que drogas não são solução pra resolver nossos problemas. Curta a vida de forma saudável, não faça o que eu fiz, faça o que eu não fiz: parei de estudar, perdi minha adolescência por causa de drogas. Essa é minha história.

Texto de Leandro Batista
Foto de Luiz Cláudio

Depoimento de um amigo viciado

"Tudo começou em 1992 no Estado de Alagoas quando experimentei o primeiro cigarro de maconha, foi uma coisa tão boa que eu fiquei viajando e curtindo a viajem da erva. Naquele momento fui me aproximando das drogas, a cada dia que passava só pensava em curtir e experimentar outros tipos drogas mais pesadas no meu dia a dia. O tempo foi passando e eu não me dei conta que estava me aprofundando em um mundo de ilusão, fui ganhando vários amigos e vários inimigos por que eu sou um cara esquentado. Mais algum tempo depois me aproximei de uma dona e tive um caso com ela, depois de algum tempo me afastei dela pra seguir a minha vida só. Mas deu tudo errado pra mim. Ela decidiu acabar com a minha vida e contratou umas pessoas para me matar, mas felizmente não conseguiu. Mas deixou uma seqüela no meu corpo e me deixou paralítico pro resto da vida. Então corrido do Estado que eu nasci, eu cresci. Hoje vivo no estado de Sergipe com a minha família longe de encrenca mas perto das drogas, eu sou um usuário de droga tento parar mas não consigo. Estou condenado a viver em cima de uma cadeira de rodas. Deus me deu uma oportunidade mas eu estou desperdiçando a cada centímetro da minha vida, infelizmente é assim que eu vivo, um escravo do vicio."
Texto de Leandro Batista